MANIFESTO PELA LIBERDADE E ASILO POLÍTICO DE JULIAN ASSANGE NO BRASIL
- grupomonizbandeira
- 31 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Cara brasileira e caro brasileiro, em nosso país os grandes veículos de comunicação (jornais, televisão, etc) todo o tempo repetem a palavra de ordem da “LIBERDADE DE IMPRENSA”, os mesmos que controlam toda a informação e veiculação cultural aos interesses de meia dúzias de famílias ligadas aos grandes bancos que endividam e assaltam nosso povo com os juros exorbitantes, ao latifúndio que prefere produzir para alimentar animais de nações ricas que produzir alimentos para o nosso povo, a especulação imobiliária que consome os ganhos dos trabalhadores com os altos preços de aluguéis e deixam tantos brasileiros e brasileiras desabrigados e sem teto.
Essa mesma imprensa que é ligada e submissa aos interesses do imperialismo dos Estados Unidos, e impõe ao nosso povo uma carga exaustiva de trabalho em troca de salários de miséria, declama a grande palavra de ordem da “LIBERDADE DE IMPRENSA” quando é para defender seus monopólios e os interesses dos ricos e dos gringos que comandam o país.
Mas agora, quando se trata de um jornalista que denuncia crimes de guerra contra países pobres, violações de soberania de países subdesenvolvidos e golpes de Estados tramados pelos EUA e a Europa? Onde fica a palavra de ordem da “LIBERDADE DE IMPRENSA”?
Esse é o caso de Julian Assange, jornalista australiano, que hoje é submetido à prisão na Inglaterra, pois, através de seu site, Wikileaks, fundado em 2006, tem reunido informações e denúncias sobre crimes e violações cometidos pelos EUA e a Europa em várias partes do mundo, entre elas, a espionagem contra o governo brasileiro de Dilma Rousseff e a Petrobrás, com objetivo de roubar o Pré-Sal, entre outras riquezas, e impedir o desenvolvimento autônomo e soberano da indústria e da tecnologia nacional; crimes de guerra e roubos de patrimônios nacionais no Iraque, na Líbia, no Afeganistão; e a promoção de movimentos separatistas na China e na Rússia, a fim de impedir a existência de países que se oponham à hegemonia e ao poder de polícia global dos Estados Unidos.
Julian Assange, que se encontra preso, desde 11 de abril de 2019, nos calabouços da monarquia britânica, vem sofrendo desde então torturas físicas e psicológicas e também ameaças de deportação para os EUA, e caso isso ocorra, pode ser condenado à morte. É bom lembrar que Assange, que ficou refugiado na embaixada do Equador em Londres, entre 2012 e 2019 (concedido pelo governo de Rafael Correa), teve sua cidadania equatoriana retirada pelo governo de Lenin Moreno, mandatário estreitamente vinculado e submisso aos interesses dos Estados Unidos na América Latina.
Sendo assim, conclamamos ao povo brasileiro que pressione o governo Lula pela concessão de asilo político para Julian Assange no Brasil, tendo em consideração que essa luta é também um embate pela democratização da comunicação e informação no nosso país. É uma luta pela nossa soberania cultural, informacional e tecnológica. É uma luta para os que desejam ver as expressões nacionais e populares na mídia, é uma luta para os que clamam pela verdade dos fatos e da realidade, é uma luta para os que querem ter o direito de informar e serem informados sobre todas as formas de violência e arbitrariedades, sofridas no Brasil ou em qualquer parte do mundo, é uma luta para que nossas empresas e riquezas não sejam espionadas e os governos não sejam derrubados por contrariar interesses de potências estrangeiras. E como disse o próprio presidente Lula em visita recente a Inglaterra:
“Nós que estamos aqui falando de democracia precisaríamos perguntar: que crime o Assange cometeu? (...) É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra outro esteja preso, condenado a morrer em uma cadeia. Assange foi preso porque denunciou a espionagem americana. E eu não vejo nenhuma manifestação da imprensa em defesa da imprensa. É inacreditável. O nome disso é covardia!” (Luiz Inácio Lula da Silva, Londres, 22/06/2023)
LIBERDADE E ASILO POLÍTICO IMEDIATO PARA JULIAN ASSANGE NO BRASIL!
JULIAN ASSANGE, HERÓI DA HUMANIDADE PROGRESSISTA!
PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO BRASIL!
29 de julho de 2023
Comitê Taiguara de Lutas Populares
Grupo de Pesquisas e Estudos Nacionais e Estratégico – Moniz Bandeira
Comments