top of page

Embarcações militares de El Salvador no espaço marítimo da Nicarágua (II)

  • grupomonizbandeira
  • 9 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev. de 2022


Foto: Nayib Bukele, presidente de El Salvador


Nota de Imprensa


O Governo de Reconciliação e Unidade Nacional informa o povo da Nicarágua e a Comunidade Internacional, sua posição com respeito às declarações feitas pelo feito pela Força Naval da República de El Salvador, reivindicando sua a soberania sobre a zona econômica exclusiva da Nicarágua.

Como noticiado anteriormente, desde sábado, 5 de fevereiro, embarcações militares salvadorenhas entraram a menos de 30 milhas de nossas costas e permanecem ali reivindicando a soberania sobre estes espaços marítimos sem qualquer respaldo geográfico, histórico ou legal.

Nesse sentido, a Nicarágua deseja enfatizar que considera que não tem nenhuma disputa de fronteira com El Salvador, pois não compartilha fronteiras no Pacífico com aquela nação. A Nicarágua esclarece que só tem fronteiras com a República de Honduras.

Apesar do acima exposto, o Governo de El Salvador realizou e continua a realizar atividades hostis na zona econômica exclusiva da Nicarágua e, em vista desta situação, o Governo da Nicarágua lembra ao Governo de El Salvador a obrigação de resolver por meios pacíficos qualquer controvérsia na esfera internacional.

Desse modo, se o Governo de El Salvador realmente considera que existe uma disputa de fronteira, pedimos que deixe de recorrer à ameaça ou ao uso da força contra a integridade territorial da Nicarágua e que submeta a suposta disputa ao Tribunal Internacional de Justiça. Em enfeito a Nicarágua reafirma que aceita a jurisdição obrigatória do Tribunal Internacional de Justiça para resolver a disputa atual.

Como é de conhecimento da comunidade internacional, a Nicarágua tem uma longa tradição de resolver qualquer disputa por meios pacíficos e permanece fiel a seu compromisso com a paz.


Governo de Reconciliação e Unidade Nacional

República da Nicarágua

Manágua, 7 de fevereiro de 2022


Tradução: Gustavo Santos

Comentarios


bottom of page