top of page

Declaração do Grupo Moniz Bandeira e Comitê Taiguara de Lutas Populares

  • grupomonizbandeira
  • 22 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

A presente declaração foi lida durante o encontro Brizolistas com Lula, realizado no auditório do SENGE-RJ no dia 21 de setembro de 2022






A reunião de hoje mais que uma moção de apoio de quadros históricos do trabalhismo à candidatura de Lula apresenta uma oportunidade de repensar o sentido do caminho para a segunda e definitiva independência do Brasil.

Esse caminho teve três capítulos muito elevados na história recente do Brasil na luta pela libertação nacional. O primeiro capítulo se chama Luiz Carlos Prestes. O segundo capítulo se chama Leonel de Moura Brizola e o terceiro capítulo se chama Luiz Inácio Lula da Silva. E é através da síntese entre esses três capítulos que encontraremos o caminho brasileiro para o socialismo.


Entretanto, devemos ter em consideração que votar em Lula deve ser um voto sem ilusões. Defendendo e trabalhando com o povo um programa de emergência pela superação da fome, do desemprego, pela recuperação da autoestima nacional e popular e por uma inserção soberana do Brasil no concerto das nações como liderança regional e do novo mundo multipolar.


Também não devemos ter ilusões que basta simplesmente derrotar Bolsonaro para superar a barbárie e o genocídio neoliberal.

Bolsonaro é somente uma consequência do golpe imperialista de 2016. Logo, temos que ter em mente a centralidade no combate as pautas desse golpe. Golpe que está enraizado na composição do Congresso, do Judiciário, da Mídia, da carência de doutrina entre os militares e do capital financeiro e oligárquico que possuí vínculos diretos com o imperialismo estadunidense nos tempos da Segunda Guerra Fria e da Crise Orgânica do Capital. Golpe esse que tem como fundamento a destruição da soberania e da economia nacional.


Portanto, o novo governo Lula dependerá de um amplo apoio de massas, pois sofrerá sabotagens e conspirações golpistas a cada passo progressista que desempenhar.


E é justamente por isso que devemos aproveitar a oportunidade dessa reunião de hoje para repensar como reerguer um amplo movimento de massas recuperando a força dos movimentos que perdemos nas últimas décadas, repensado a atualidade, sobretudo da nova configuração da classe trabalhadora e das ideologias imperantes: organizar os trabalhadores informais, empregadas domésticas, trabalhadores dos serviços, comércio e aplicativos, a juventude que nem trabalha, nem estuda, os evangélicos e etc, articulando-os aos capítulos mais elevados de nossa história, onde falharemos novamente se não tivermos como centralidade no debate a soberania nacional, um projeto de desenvolvimento industrial, educador e científico-técnico, o anti-imperialismo e as condição de vida da classe trabalhadora.


Essas são as saudações do Grupo Moniz Bandeira e Comitê Taiguara como pequeno aporte para recuperar o sentido histórico do povo brasileiro pela segunda e definitiva independência do Brasil, pelo caminho brasileiro ao Socialismo.

Lula presidente!

Brizola continua certo!

Ou ficar a Pátria Livre ou morrer pelo Brasil!


Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2022.


Comentários


bottom of page