top of page

Carta de Stalingrado ao povo brasileiro

  • grupomonizbandeira
  • 3 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de fev. de 2023

No presente 2 de fevereiro, toda a humanidade amante da paz comemora os 80 anos da vitória soviética na batalha de Stalingrado contra as bestas nazistas de Hitler.

Crescemos com as mentiras propagadas pelos filmes dos EUA, que nos ensinaram a ficção que foram os “americanos” que ganharam a II Guerra Mundial. Nas escolas não nos ensinaram que os heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os nossos pracinhas, brasileiros, trabalhadores, gente humilde como nós, venceram nos campos de batalha europeus aqueles que almejavam subordinar o mundo a 1000 anos de escravidão.

Também não nos ensinaram, nem na TV, nem na escola, que foram os soviéticos que doaram 40 milhões de vidas para derrotar o nazismo.75% da guerra se desenrolou no front oriental, nossos irmãos e irmãs da União Soviética perderam quase um quarto de sua população, tiveram destruídas suas cidades, residências, escolas, hospitais, estradas, fábricas. Não há um cidadão russo, bielorrusso, ou ucraniano que não tenha um familiar morto na guerra, todos doaram sua cota de sacrifício pela humanidade, pela liberdade de todos os povos, pelas gerações futuras, por mim e por você.

E foi em Stalingrado, batalha travada entre 23 de agosto de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, que encontramos o capítulo mais elevado da luta contra o nazismo e pela paz. Nela morreram mais de 2 milhões de pessoas, mulheres, crianças, todos defenderam cada palmo de sua cidade, metro a metro, casa a casa. Lutaram com fuzis, tanques, mas também com facas, pedras, paus, lutaram corpo a corpo, usaram de tudo que tinham e podiam para derrotar as hordas nazifascistas. E venceram, no meio dos escombros, no frio extremo, na dor. Um soviético enviado para Stalingrado chegava a ter em média 18 horas de vida no início da batalha.

Stalingrado marcou o ponto de virada na guerra. De lá os soviéticos foram vencendo até empunhar a bandeira vermelha no topo do parlamento alemão em 2 de maio de 1945 e decretar o fim da guerra em 9 de maio de 1945, dando fim a um dos maiores terrores que a humanidade presenciou. Terror somente comparável ao genocídio dos quatro séculos de navios negreiros que trouxeram para nossa terra a maior parte daqueles que formariam o povo brasileiro e ao horror das guerras traçadas por aquele que substituiu a Alemanha Nazista como pior inimigo da humanidade: os Estados Unidos da América.

Comemorar os 80 anos da vitória soviética em Stalingrado configura uma data fundamental para o povo brasileiro. Aqui os empresários que mandam seus lucros para fora do país, os donos de terra que alimentam os porcos dos gringos e condenam nosso povo à fome, os bancos que endividam trabalhadoras e trabalhadores e a mídia que entope a cabeça de nossos jovens e crianças de alienação querem para nós uma adaptação do sistema de Hitler, que recebe o nome atual de neoliberalismo, hoje subordinado aos Estados Unidos.

Esses fascistas/neoliberais lambe-botas das potências estrangeiras, que não possuem amor pelo nosso país e pelo nosso povo, são aqueles que querem derrubar Lula, o presidente do povo. Lula quer matar a fome do povo, aumentar nossa renda, criar mais empregos de qualidade, reindustrializar o país, elevar nosso conhecimento científico-técnico, defender a soberania nacional. Lula quer dignidade para o povo brasileiro. Os fascistas/neoliberais querem derrubá-lo para que o povo se endivide, passe fome, não tenha educação de qualidade, nem autoestima, para assim poder explorar ainda mais e aumentar seus lucros à custa do nosso sofrimento, mandando parte dos seus lucros para seus patrões dos EUA e Europa.

Tal como em Stalingrado as heroínas e os heróis lutaram em nome do mundo inteiro, hoje lutamos contra o domínio dos EUA, país que atua como polícia global e hoje trava a guerra contra a Rússia, alimentando o horror propagado pelos nazistas ucranianos. A atual guerra contra a Rússia, significa a guerra contra todos os países que buscam sua independência, sua soberania. É a guerra também contra a China e contra o Brasil e demais países que cansaram da opressão e da intervenção externa. É a guerra para roubar nossos recursos naturais e estratégicos, roubar o fruto de nosso trabalho para alimentar mais carnificina e horror pelo mundo.

Queremos mais uma vez a Paz!

Saudemos os 80 anos da Vitória Soviética em Stalingrado!

PELO FIM DA OTAN! MORTE AO IMPERIALISMO IANQUE!

TODO APOIO A LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA! PRESIDENTE DO POVO BRASILEIRO!

2 de fevereiro de 2023

Assinam este documento:

Comitê Taiguara de Lutas Populares

Grupo de Pesquisas e Estudos Nacionais e Estratégicos – Moniz Bandeira

Grupo de Estudos 9 de maio

Associação Cultural José Martí


Fotos do ato realizado no Rio de Janeiro em ocasião dos 80 anos da vitória soviética em Stalingrado, 2 de fevereiro de 2023.












Comments


bottom of page